Desenvolvimentos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redesenhando a Mini-MS

+5
Niveiro
nunesmarlon
EclypX.
lucaverna
Admin
9 participantes

Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Redesenhando a Mini-MS

Mensagem  Admin Seg Mar 16, 2009 9:52 am

Galera, baseado nas experiências que tive com a Mini-MS resolvi a um tempão atrás refazer o desenho dela. Como agora temos esse fórum, vou compartilhar aqui na espera de mais sugestões.

As principais mudanças foram a retirada dos relés, pois nas minhas experiências práticas eles não aguentavam a corrente, assim como os fusíveis que chegavam a derreter. No lugar deles coloquei uma proto area para que se possam ser soldados outros componentes para usar algumas funções do código extra.

Outra mudança foi a substituição do trasistor que controle a Idle pelo TIP 120, pois sempre que alguém quer usar a valvula PWM precisa trocar ele.
Troquei também o conector AmpSeal pelo conector Molex Mini-Fit, o mesmo que é usado a placa dos computadores ligado na fonte de alimentação.

Redesenhando a Mini-MS Minimsbr02

Aguardo comentários.. abraços!

Admin
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 09/03/2009

https://injecaoindependente.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Re: Redesenhando a Mini-MS

Mensagem  Admin Sex Mar 20, 2009 10:14 am

Ninguém arrisca dar uma opnião?

Admin
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 09/03/2009

https://injecaoindependente.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Re: Redesenhando a Mini-MS

Mensagem  lucaverna Sex Mar 20, 2009 10:20 pm

já que ninguem disse nada eu vou dar meus pitacos... como já dito antes, eu não sei quase nada sobre o circuito damega.. mas peo meu conhecimento em eletronica eu sei que se os reles e fusiveis não estão danado conta é porque tem alguma coisa muito errada ai...retirar eles pode significar um grande risco para a placa e o Mc... vc tem certeza que n havia nenhum problema com sua antiga placa?

Voce teria disponivel o esquemático desta placa... estou precisando de uma placa com esquemáticopara me achar...

lucaverna

Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Relês

Mensagem  Admin Sáb Mar 21, 2009 11:32 am

Lucaverna,

Retirando os relés e os fusíveis da mini-ms significa que esses mesmos relés serão instalados fora da placa da mini. Eles precisam sim existir, porém os que são colocados dentro da placa originalmente não suportam bem a carga demandada pela bomba de combustível, bicos, válvula de marcha lenta.. etc.

O que proponho com a eliminação dos reles é voltar as origens da placa da MegaSquirt original, tipo a V2.2 ou V3. Se você reparar nos esquemas delas, ambas usam uma plara em separado só pra aguentar a carga do sistema, essa placa é a tal RelayBoard. O que a acontece no projeto da mini-ms original é que toda a carga como falei passa por dentro da placa para alimentar o sistema de injeção. Então nas outras placas como a V2.2 e a V3 ou outros módulos de injeção o que sai é um sinal de aterramento para acionar relés que ficam fora da placa.

Mas como a mini-ms é um projeto que pegou no Brasil, e a placa por ser menor é mais fácil de trabalhar, achei por bem eliminar essa deficiência que eu acho que a Mini-MS possui, e no lugar dos relés colocar a protoarea, já que muitas vezes o pessoal acaba implantando mais recursos na placa que exigem instalação de mais componentes.

Admin
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 09/03/2009

https://injecaoindependente.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Furos Metalizados

Mensagem  EclypX. Ter Abr 14, 2009 8:17 am

Bom dia galera...

Eu acho interesante o redesenho da placa de acordo com as necessidades de cada um, mas deixa eu perguntar...
E qto aos furos metalizados? Alguma solução? Pois tenho várias placas v2.2 corroídas prontas pra uso, mas a soldagem dela sem os tais furos metalizados fica praticamente impossível...aí vem a seguinte questão...

O custo pra aquisição de um kit parcial Mini é 300 reais.
A conta é Placa (feita por empresa profissional com qualidade equivalente a vendida na Msbr) mais de 50 reais +
CPU, só a CPU hj sem gravaçao é vendida por mais de 50 reais, meu fornecedor pede 70 no atacado, fora a gavação, que pelo que vi é uma baita trabalheira.
+
MAP=onde encontra esse MAP que vem no kit? Nem procurei..mas com certeza custa mais de 50 reais...

Só aí já foram 150 reais, mais Willete Programmer, trampo, encomenda de mais de 100 placas, e por aí vai....com certeza compensa comprar uma pronta logo ou uma v3 que já é bem mais atual.


Infelizmente essa é a realidade..Vlw

EclypX.

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Re: Redesenhando a Mini-MS

Mensagem  nunesmarlon Sex maio 01, 2009 11:43 pm

Bom Galera, vo dar meu pitaco

eu tinha um kit parcial + peças comprado e guardado a mais de um ano, acabei por não começar a montar pois até esses dias eeu estava com um carburador mto bom e acertado pro meu carro(raro), então resolví migrar pra injeção logo e ver qual é a da mega mesmo tendo pouco tempo pra desenvolver, por isso daqui pra frente será normal eu participar mais escrever pouco.

Bom minha placa é mini tb e na época escolhi pela questão dos reles, mas sendo assim como o amigo disse os msm não suportar eu sugiro colocar fusiveis e reles externos e usar o espaço(reorganizando trilhas e componentes) pra aplicar o db37 ou 25 e o db9, pois se soubesse teria comprado a versão 2.2,

Como esse forum é novo podemos discutir as ideias e tentar adequar ao nosso uso e melhorar o q não achamos legal, porem o que acredito ser o mais chato de se conseguir ainda são determinados componentes. inclusive eu tenho contato pra os mais comuns a preço bom, a quem interessar.

Sobre o sensor MAF q o colega eclypx comentou, estive conversando com um colega q disse ser possível usar o sensor do sistema EFI- GM;
eu tenho um na mão e no próximo kit quero prova isso msm...

esse forum trata de case´s e aplicações tb ou só desenvolvimento das placas e componentes???pois gostaria de colocar um pouco do meu projeto pra vcs verem e opinar... forte abraço a todos e parabens pela iniciativa afim de divulgar a mega e seus propósitos.

nunesmarlon

Mensagens : 6
Data de inscrição : 01/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Re: Redesenhando a Mini-MS

Mensagem  Niveiro Seg maio 18, 2009 6:11 am

Admin escreveu:Lucaverna,

Retirando os relés e os fusíveis da mini-ms significa que esses mesmos relés serão instalados fora da placa da mini. Eles precisam sim existir, porém os que são colocados dentro da placa originalmente não suportam bem a carga demandada pela bomba de combustível, bicos, válvula de marcha lenta.. etc.

O que proponho com a eliminação dos reles é voltar as origens da placa da MegaSquirt original, tipo a V2.2 ou V3. Se você reparar nos esquemas delas, ambas usam uma plara em separado só pra aguentar a carga do sistema, essa placa é a tal RelayBoard. O que a acontece no projeto da mini-ms original é que toda a carga como falei passa por dentro da placa para alimentar o sistema de injeção. Então nas outras placas como a V2.2 e a V3 ou outros módulos de injeção o que sai é um sinal de aterramento para acionar relés que ficam fora da placa.

Mas como a mini-ms é um projeto que pegou no Brasil, e a placa por ser menor é mais fácil de trabalhar, achei por bem eliminar essa deficiência que eu acho que a Mini-MS possui, e no lugar dos relés colocar a protoarea, já que muitas vezes o pessoal acaba implantando mais recursos na placa que exigem instalação de mais componentes.

Essa parte dos relés eu também acho problemática. Que o layout da mini é show não há dúvidas, mas misturar sinal com potência não é lá algo muito coerente em função de interferências que a parte de potência pode gerar nos sinais de entrada.

Eu gostei muito da proposta da MiniMS_BR, mas como já foi comentado, eu optaria por três conectores, sendo um para comunicação serial, um para os sensores e outro para os atuadores, sendo esse último conectado a uma relay board. Nos pontos em que se conectar os circuitos extras, colocaria jumpers ou algum tipo de conectar para facilitar o uso dos extras, e que também pudessem ser facilmente conectados a algum pinos dos conectores.

Parabéns pela iniciativa!

[]'s
Niveiro

Niveiro

Mensagens : 18
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Re: Redesenhando a Mini-MS

Mensagem  Niveiro Seg maio 18, 2009 6:20 am

EclypX. escreveu:Bom dia galera...

Eu acho interesante o redesenho da placa de acordo com as necessidades de cada um, mas deixa eu perguntar...
E qto aos furos metalizados? Alguma solução? Pois tenho várias placas v2.2 corroídas prontas pra uso, mas a soldagem dela sem os tais furos metalizados fica praticamente impossível...aí vem a seguinte questão...


Que os furos metalizados são "o ouro da Babilônia", não contesto, mas a realidade é que se você opta por fazer algo que cu$te meno$ a você ou por questões de customização, com certeza vai te gerar outro custo, que é mais trabalho. Eu também tenho algumas placas, mas sem os furos metalizados, e concordo que complica bem soldar os componentes às trilhas, mas para quem já se aventurou a fazer alguma placa antes de conhecer os furos metalizados isso era apenas um detalhe. Não acho que isso deve desmotivar a empreitada, mesmo porque, já há casos de sucesso de megasquirters que fizeram suas placas totalmente DIY, logo, é viável cheers

[]'s
Niveiro

Niveiro

Mensagens : 18
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Re: Redesenhando a Mini-MS

Mensagem  nunesmarlon Seg maio 18, 2009 6:49 pm

Sim, niviero, a organização e disposição dos reles na placa pode ser que não seja alguma coisa positiva na mini, porem o intuito na compra dela é para se aplicar em motores ou veiculos compactos, no começo omprei meu kit parcial pois achei q foi uma boa escolha, devido ao tamanho e tal, mas hj se fizesse alguma seria uma placa pouco maior, no mais atende mto bem, mas sempre tem sugestões de melhorias, o projeto em sí é isso neh... abs
MArlon

nunesmarlon

Mensagens : 6
Data de inscrição : 01/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Re: Redesenhando a Mini-MS

Mensagem  galego Ter maio 19, 2009 7:03 am

a placa que fiz está funcionando no carro, embora ainda faz pouco tempo.

porém a corrosão não ficou das melhores, algumas trilhas se soltaram, emfim funcionou com uma placa de face simples, o que já barateia o custo, o que não fica legal em uma face simples é que a saida para os conectores ficam em diferentes pontos na placa, ficando um certo emaranhado de fios por baixo da placa

coloquei o relé da bomba porém ligo outro relé externo para acionar a bomba, a marcha lenta já fiz com um tip122 para pwm que me economizou espaço

galego

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Re: Redesenhando a Mini-MS

Mensagem  Admin Ter Jul 21, 2009 6:07 am

Galera, esse esquema de furos metalizados, penso o seguinte: Na V2.2 que montei e postei lá no meu blog, os componentes eram soldados dos dois lados da placa. Acredito que dessa forma eles ficam bem presos! Agora, quando a placa é de uma só face, esse ponto já complica, uma vez que a solda só vai ter de um lado.

Com a solda dos dois lados é como se tivesse uma "trava" no componente.

Redesenhando a Mini-MS Solda11

Outro ponto que foi levantado aqui é sobre os aterramentos. Será que conseguimos ter 2 aterramentos, um pra sinais e outro para aterramento "pesado" dos injetores, bomba, etc?

Admin
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 09/03/2009

https://injecaoindependente.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Conector Molex

Mensagem  Admin Ter Jul 21, 2009 6:12 am

Quanto ao conector, eu acho que daria pra usar um só, tipo o molex de 20 pinos mesmo, o que acham? Na minha mini que modifiquei, até mesmo a comunicação serial cabe nele.. e achei que ficou bacana.. pois pluga só um conector e já está tudo pronto.. bem prático.

Redesenhando a Mini-MS Esquem10

Admin
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 09/03/2009

https://injecaoindependente.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Re: Redesenhando a Mini-MS

Mensagem  Niveiro Dom Ago 02, 2009 6:30 pm

Admin escreveu:Galera, esse esquema de furos metalizados, penso o seguinte: Na V2.2 que montei e postei lá no meu blog, os componentes eram soldados dos dois lados da placa. Acredito que dessa forma eles ficam bem presos! Agora, quando a placa é de uma só face, esse ponto já complica, uma vez que a solda só vai ter de um lado.

Com a solda dos dois lados é como se tivesse uma "trava" no componente.

Acho que é por aí mesmo.

[]'s
Niveiro

Niveiro

Mensagens : 18
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Re: Redesenhando a Mini-MS

Mensagem  Niveiro Dom Ago 02, 2009 6:32 pm

Admin escreveu:Quanto ao conector, eu acho que daria pra usar um só, tipo o molex de 20 pinos mesmo, o que acham? Na minha mini que modifiquei, até mesmo a comunicação serial cabe nele.. e achei que ficou bacana.. pois pluga só um conector e já está tudo pronto.. bem prático.

Ficou da hora cheers

Onde você conseguiu esse conector?

[]'s
Niveiro.

Niveiro

Mensagens : 18
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Re: Redesenhando a Mini-MS

Mensagem  Admin Ter Ago 04, 2009 3:23 pm

Esse conector retirei de uma placa mãe queimada! Mas pelo que andei vendo nas placas feitas por alguns usuários do outro fórum, existe um chamado Mini-fit 90º que é nesse mesmo esquema que montei, só que já vem pronto, e é só soldar na placa.

Admin
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 09/03/2009

https://injecaoindependente.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Re: Redesenhando a Mini-MS

Mensagem  bugtec Ter Ago 04, 2009 4:04 pm

O negócio aqui tá bão!!!
Ficou legal com o Mini-Fit, até tentei colocar na minha mini, mas aqui em Brasília não achei.
Estou com a Mega do ZZinho aqui pra arrumar e tá com este conector. Vou ver o preço e onde vende com ele.
Abraço!

bugtec

Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Placa de CI

Mensagem  armilke Sex Out 02, 2009 8:07 am

aDMIN:

pODES ME ENVIAR VIA MAIL O ARQUIVO EM PCB DESTA PLACA QUE DESENVOLVESTES?

GRATO,
ANDRÉ

ARMILKE@GMAIL.COM

armilke

Mensagens : 44
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 57
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Re: Redesenhando a Mini-MS

Mensagem  RICOBQ Sáb Jul 31, 2010 6:24 pm

ALGUEM PODE TIRAR UMA DUVIDA?
A MEGA MINI-MS CONTROLA O MOTOR DE PASSO DE QUATRO FIO?
ABRACOS

RICOBQ

Mensagens : 18
Data de inscrição : 16/06/2010
Idade : 53
Localização : BARBACENA MINAS GERAIS

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Ricob

Mensagem  armilke Dom Ago 01, 2010 5:51 pm

Ricardo:

A Mini-MS não controla servo de 4 fios.

André Sad

armilke

Mensagens : 44
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 57
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Re: Redesenhando a Mini-MS

Mensagem  RICOBQ Qua Ago 04, 2010 6:03 pm

OPA, ANDRÉ
BLZ?
POIS E, COMO VOCE FALOU, SOMENTE A V3 COM O OUTRO PROCESSADOR!rsrsrsrs
ESSA SEMANA CONSEGUI CORRER A PLACA COM O ESQUEMA QUE VOCE ME PASSOU, JA COMPREI QUASE TODAS AS PECAS.

RICOBQ

Mensagens : 18
Data de inscrição : 16/06/2010
Idade : 53
Localização : BARBACENA MINAS GERAIS

Ir para o topo Ir para baixo

Redesenhando a Mini-MS Empty Re: Redesenhando a Mini-MS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos