Desenvolvimentos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

+6
zzinhoo
tecnica
nunesmarlon
armilke
Niveiro
john
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  john Sáb Ago 29, 2009 7:51 pm

Estou desenvolvendo uma PCI personalizada incluindo acionamento da ventoinha, circuitos de entrada e saída para usar a ignição "Bosch" com distribuidor "Aranha" (a mais comum nos nossos corros carburados) e um circuito de saída para atuadores "PWM" que inclui o "TIP122" e um circuito que inverte o sinal do "PWM" (muito util em alguns tipos de atuadores que precisam de sinais inversos) sendo que basta montar os componentes certos e alguns jumpers para obter a saída que seu projeto necessita (atuadores PWMs ou ON/OFF). Já o módulo "Bosch" precisa de uma tensão negativa para disparar no fio "verde" (aquele que sai do distribuidor; o outro fio, o marrom/branco é terra) então eu utilizei um "MAX 232" para gerar esse tensão negativa, também fiz um circuito de entrada que entrega a "Mega" um sinal de onda quadrada livre de ruidos.
Estou anexando dois esquemas um da versão 2.2 em apenas uma página e outro com as modificações aqui propostas, porém a PCI ainda esta em desenvolvimento e espero em breve também publica-la. Espero que seja util. Abraços cheers


Última edição por john em Seg Nov 16, 2009 2:49 pm, editado 1 vez(es)

john

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 63
Localização : Guarulhos-S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  john Sáb Ago 29, 2009 8:03 pm

Postarei os esquemas assim que descobrir como se anexa arquivos "PDF". EH, EH! Alguem sabe??? Shocked Embarassed

john

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 63
Localização : Guarulhos-S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  Niveiro Seg Ago 31, 2009 11:27 am

john escreveu:Estou desenvolvendo uma PCI personalizada incluindo acionamento da ventoinha, circuitos de entrada e saída para usar a ignição "Bosch" com distribuidor "Aranha" (a mais comum nos nossos corros carburados) e um circuito de saída para atuadores "PWM" que inclui o "TIP122" e um circuito que inverte o sinal do "PWM" (muito util em alguns tipos de atuadores que precisam de sinais inversos) sendo que basta montar os componentes certos e alguns jumpers para obter a saída que seu projeto necessita (atuadores PWMs ou ON/OFF). Já o módulo "Bosch" precisa de uma tensão negativa para disparar no fio "verde" (aquele que sai do distribuidor; o outro fio, o marrom/branco é terra) então eu utilizei um "MAX 232" para gerar esse tensão negativa, também fiz um circuito de entrada que entrega a "Mega" um sinal de onda quadrada livre de ruidos.
Estou anexando dois esquemas um da versão 2.2 em apenas uma página e outro com as modificações aqui propostas, porém a PCI ainda esta em desenvolvimento e espero em breve também publica-la. Espero que seja util. Abraços cheers

Opa!

Então você fez um condicionador de sinal do distribuidor aranha para entrar na mega um sinal como se fosse oriundo de um sensor hall? Shocked

E também fez com que a mega controle ignição utilizando a caixa de ignição eletrônica tradicional da bosch? affraid

Que nível! cheers

[]'s
Niveiro

Niveiro

Mensagens : 18
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  Niveiro Seg Ago 31, 2009 11:35 am

john escreveu:Postarei os esquemas assim que descobrir como se anexa arquivos "PDF". EH, EH! Alguem sabe??? Shocked Embarassed

Na barra de ferramentas de mensagens tem uns botões para incluir imagens, vídeos, links, mas não achei nada específico para um arquivo.

Use a ferramenta de link e disponibilize o arquivo no google docs. Deve resolver tongue

Admin, não é possível manter arquivos por aqui?

[]'s
França.

Niveiro

Mensagens : 18
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  john Ter Set 01, 2009 4:49 pm

Sim, o circuito pega o sinal do sensor mag. do distr. (que funciona mais ou menos como um alternador), faz uma adequação e entrega um sinal de onda quadrada de 0V e 5V para a mega como um sensor hall e um outro circuito pega o sinal da saida "Squirt-1" e usa um "MAX232" para gerar uma tensão negativa que dispara o módulo Bosch, permitindo usa-lo como drive de potência para a bobina original ou até mesmo a plástica, aquela sem drive embutido. Vale lembrar que o módulo Bosch precisa de uma tensão negativa para disparar. Tudo já foi testado na bancada, uma vez que a minha mega não está pronta.
Finalmente consequi disponibilisar os arquivos em "PDF" da Mega original em uma página e o modificado com
Mega 2.2+ Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha. Estão em: http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/j.cavalotti/MEGA com a senha "mega". cheers


Última edição por john em Dom Mar 27, 2011 8:02 pm, editado 3 vez(es)

john

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 63
Localização : Guarulhos-S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty esquema

Mensagem  armilke Ter Set 01, 2009 6:42 pm

Cavalotti:

Muito interessante seu circuito, gostei muito de suas modificações e "agregados". Já estou pensando seriamente em utilizar seu circuito para meu Niva. O França está desenvolvendo um projeto para seu Niva e isto me incentivou à dar a partida em meu projeto na utilização de um sistema multipoint, vc está desenvolvendo uma opção muito boa que permite utilizar sensor aranha diretamente, o que no meu caso evitaria a instalação de uma roda fônica (certo?).
Estás fazendo as placas de CI em face simples? Vais disponibilizar os PCB's? Se precisar ajuda no desenho posso ajudar na medida do possível.

André

Nivaldo Bakunim

armilke

Mensagens : 44
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 57
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  john Ter Set 01, 2009 8:24 pm

Sim, em face simples. Vou disponibilizar tudo que conseguir, pois acho que esta é a verdadeira essência dos foruns e toda ajuda é bem vinda! Surprised

john

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 63
Localização : Guarulhos-S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  nunesmarlon Qua Set 02, 2009 12:24 pm

Show de bola, na mosca to procurando isso. Obrigado peo toque inclusive. agora q to sabendo onde veio aprar essa hospedagem do forum vo acompanhar...

nunesmarlon

Mensagens : 6
Data de inscrição : 01/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  john Ter Out 20, 2009 8:29 am

Estou meio afastado do forum mas agora vou publicar tudo que consegui até aqui. Smile
Link para o esquema da Mega com circuitos de entrada e saida para ignição Bosch com distribuidor de relutancia magnetica (aranha), saida para rele de acionamento de vetoinha e saida idle com inversor de sinal e TIP122 sendo que vc. pode montar esta saida conforme sua nessecidade, tudo em uma pagina só em PDF. Segue tambem o layout da placa. (em PDF e PCB)
(acesse o disco virtual com a senha "mega")
http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/j.cavalotti/MEGA
O circuito do condicionador de sinal para ignição Bosch V separado.
http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/j.cavalotti/Aranha
A PCI
Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Mega%20004
Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Mega%20009
O gravador
Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Mega006
Relay Board com relé da ventoinha:
Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha 1116_170241
Espero que gostem e principalmente seja util. Qualquer dúvida estou a disposição. Very Happy


Última edição por john em Seg Nov 16, 2009 3:03 pm, editado 1 vez(es)

john

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 63
Localização : Guarulhos-S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  tecnica Ter Out 20, 2009 5:12 pm

muito bacana!!!

tecnica

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Mega Cavalotti

Mensagem  armilke Qua Out 21, 2009 6:15 am

Parabéns, muito bom, isso que é DIY e auxiliar os que querem e curtem o mundo DIY...

André

armilke

Mensagens : 44
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 57
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  john Qua Fev 03, 2010 1:34 pm

Tudo pronto para instalar no carro!
Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha DSC00267
Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Conjunto da bomba do gol (a tampa já esta adptada no tanque), TBI de "KADETT" e flange, adptador do filtro do "CORSA EFI", ao fundo cabo do acelerador, Megastim, relay board, modulo Bosch, sonda lambda, conectores, Minha Mega, atuador de lenta com servo de aero, Mega de reserva, gravador e placas que sobraram (por enquanto).
Fotos da adaptação do conjunto da bomba do gol no tanque da "Elba".
Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha DSC00026
Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha DSC00030

john

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 63
Localização : Guarulhos-S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty mega

Mensagem  armilke Qua Fev 03, 2010 4:23 pm

Grande Cavalotti:

Tá ficando show de bola!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Twisted Evil Twisted Evil afro afro

muito bom.....

VOU TENTAR FAZER MINHA PLACA DA MEGA DEPOIS DO DIA 14, TEREI 9 DIAS DE FÉRIAS...............................

armilke

Mensagens : 44
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 57
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  tecnica Qui Fev 04, 2010 12:53 pm

muito bacana cheers

tecnica

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  zzinhoo Sáb Fev 27, 2010 12:43 pm

ficou show de bola este projeto !!! Basketball
zzinhoo
zzinhoo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/05/2009
Idade : 49
Localização : Sao Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  john Sáb Fev 27, 2010 8:38 pm

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha DSC00273
Chicote pronto!
Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha DSC00277
Flange no lugar
Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha DSC00305
Com a TBI
Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha DSC00314
Tudo pronto cheers

john

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 63
Localização : Guarulhos-S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  john Sáb Fev 27, 2010 8:42 pm

Obrigado à todos que colaboraram e aguardem o video e resultados após os acertos! Very Happy

john

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 63
Localização : Guarulhos-S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty sevel 1.5

Mensagem  armilke Dom Fev 28, 2010 6:00 pm

Show de bola, vou lhe solicitar auxílio em breve para meu projeto.................

Laughing

André

armilke

Mensagens : 44
Data de inscrição : 30/08/2009
Idade : 57
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  Niveiro Seg Mar 01, 2010 4:39 am

O chicote ficou show! Parece original What a Face

Parabéns pelo trabalho!

[]'s
Niveiro.

Niveiro

Mensagens : 18
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  lucaverna Qui maio 06, 2010 5:21 pm

Adorei!! Pena que os links não estão funcionando.
Alguem poderia me passar os arquivos deste projeto?
lucaverna@gmail.com

lucaverna

Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  josuesaick Ter Ago 31, 2010 6:23 am

john escreveu:Obrigado à todos que colaboraram e aguardem o video e resultados após os acertos! Very Happy

Nós que agradecemos tuas postagens.. Mas e o Video?? Quando der posta um pra nós com o carro rodando. Very Happy

josuesaick

Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/03/2009
Idade : 36
Localização : Viamão

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Ing Aranha

Mensagem  josuesaick Qua Set 01, 2010 1:18 pm

Caro J. Cavalotti
Gostei muito do seu circuito para ignição aranha.Tanto que resolvi fazer um pra mim.
Porém me resta duas duvidas.
No esquema 1 no circuito de entrada disponibilizado por ti. Tem aquelas entradas A/B, seriam elas equeles fios que saem do meu distribuidor?
Outra duvida seria. Nesse mesmo circuito1. Ligo na mega no U4 e elimino os antigos componentes que tinha na minha mega antes do U4?
Desde já grato.
Meus parabéns
Josué Saick

josuesaick

Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/03/2009
Idade : 36
Localização : Viamão

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  john Qua Set 01, 2010 4:19 pm

É exatamente isto, inclusive se você desmontar o distribuidor, no carretel plástico da bobina do VR está gravado as letras "A e B" para identificar. É importante esta identificação para o sinal não ficar defasado em 180 graus. Quanto ao "U4", sim você elimina tudo antes dele e substitue pelo circuitinho que publiquei. O outro circuito é o de saída, se você for usar o modulo bosch original como drive de bobina usa ele, se não pode usar a famosa bobina de de três fios do gol ligada direto na mega.
Só mais uma coisa: o "MAX232" não é o da Mega no caso aí ele só está sendo usado para gerar a tensão negativa que o modulo bosch precisa para ser exitado. Além de mim tem mais três caras usando este circuito com sucesso! cheers

john

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/08/2009
Idade : 63
Localização : Guarulhos-S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  josuesaick Qua Set 01, 2010 5:40 pm

John .
Muito obrigado. Era isso mesmo que eu não estava entendendo. Very Happy
A parte do max eu sabia que era outro na real.
Agora é só fazer essa placa. E a ja controlar a ignição, visto que ainda não comprei as demais peças(mecânicas) para injetar o chevelho.
Logo abro um topico pra mostrar o andamento do projeto. Se é que pode abrir.
Abraço

josuesaick

Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/03/2009
Idade : 36
Localização : Viamão

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  Pellegrino Qui Out 11, 2012 11:12 pm

resgatando das cinzas, eu sei.

J.cavalotti, não estou conseguindo acessar o link que vc postou.
E o carro, como ficou?

Pellegrino

Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha Empty Re: Mega 2.2+Fan+Ign.Bosch c/Dist.Aranha

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos